quinta-feira, 9 de abril de 2015

Defeitos das Velas

O estado interno das velas pode provocar alguns problemas no funcionamento do motor do seu veiculo. O aspceto das velas permite controlar a marcha geral do motor, mostra certos defeitos de regulagem, de funcionamento ou de estado mecânico. A observação das velas não deve, contudo, ser efetuada a nao ser depois de uma certa quilometragem, percorrida, em condições normais.

1- Um cone central limpo, um isolante de cor amarelo-escuro ou marrom, com os elétrodos com superfícies limpas, são indícios de um funcionamento correto do motor.

2- Um eletrodo central sujo e úmido
(camada de carbono, vestígios de óleo, de carburante ou água) é indicação de curto-circuito; não produz nenhuma ignição. Demonstra mau estado mecânico do motor, vela muito fria e arranque a frio incorreto.

3- Um cone central sujo na sua extremidade, mas limpo em direção à base, denota um excesso de óleo na câmara de explosão, folga na biela e um óleo muito.

4- Um cone central cinza-claro, com eletrodos ligeiramente em forma de pérolas, denota um funcionamento a temperatura demasiadamente elevada. Depois do corte de ignição, ainda se manifestam algumas explosões. É o indicio do emprego de uma vela muito quente, de mistura muito pobre e de grande aquecimento do motor.

5- Um cone central limpo na sua extremidade, mas com sujidade seca em direção à base, denota uma mistura carburada rica, regulagem do carburador rica demais e emprego exagerado do starter.

6- Velas irregulares de um cilindro ao outro denotam um mau estado geral do motor ou má regulagem das válvulas.

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