sexta-feira, 10 de abril de 2015

Geometria ou Alinhamento?

Quando ouvimos falar de geometria, lembramos de alinhamento mas são coisas diferentes. 
Geometria como o nome já diz trata da posição geométrica das rodas em relação ao solo, sendo que o acerto dessa posição depende de um certo numero de ângulos, que o conjunto deles forma a geometria.
Alinhamento, nada mais é que o acerto destes ângulos, que inclui convergência, cambagem e caster. Explicarei a seguir o que são estes ângulos:

1º-Convergência: É a tendencia que as rodas tem de se encontrarem num ponto futuro, ou seja é a abertura das rodas como indicado na imagem. Quando dissemos que as rodas estão convergentes queremos dizer que estão abertas e que a tendencia e de desgastar mais o pneu pelo lado de fora.
Quando dissemos que as rodas estão divergentes queremos dizer que estão fechadas e que a tendencia e de desgastar mais o pneu pelo lado de dentro.
2º-Cambagem: Cambagem ou angulo de inclinação, nada mais é do que a inclinação que deve ser dada a roda na parte superior, a projetando para fora do veiculo. Essa inclinação te por finalidade manter o cubo apoiado na ponta de eixo e também a roda na vertical, quando o veiculo estiver no solo. Cambagem negativa desgaste de pneu por dentro, cambagem positiva desgaste de pneu por fora.
3º-Caster: O Angulo de caster e a inclinação para trás do pino mestre em relação ao plano vertical, ou seja, é a inclinação para dentro da parte superior do pino mestre.Quanto mais positivo mais estabilidade, mas mais difícil o retorno da direção, mais negativo menos estabilidade , porem o volante retorna mais fácil. Caster diferentes faz o veiculo puxar para um dos lados. Um exemplo muito comum de caster é a bicicleta.
4º-Inclinação do pino mestre: A inclinação do pino mestre é a inclinação em sentido tranversal da parte superior do pino mestre para dentro, ou seja esta inclinação , ao girar o volante do veiculo , nos permite por intermedio da manga de eixo, se levante a frente do veiculo, no momento em que o veiculo deixa de ser tensionado em um sentido, um simples exemplo apos sair de uma curva, o peso do proprio veiculo faz com que as rodas retornem a sua posição de descanso, ou seja as rodas se endireitam sozinhas.

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