quinta-feira, 9 de abril de 2015

Por que sangrar o motor a diesel?

Para que o motor a diesel funcione bem, é necessário que seu sistema de injeção não possua ar na linha. Por este motivo é que não se pode deixar haver falta de combustível
ou esvaziamento total do tanque, caso isso ocorra havera penetração de ar no sistema. No seu funcionamento normal, o motor, por si só, elimina o ar do sistema pela tubulação de retorno ligada ao filtro principal. Então, sangrar o sistema consiste basicamente em eliminar todo o ar que por algum motivo exista nele, caso contrario o sistema não funcionará de acordo, porque não será capaz de bombear o ar, uma vez que foi construído para bombear óleo.
Citaremos alguns casos em que devemos proceder a sangria:

1º- Antes de por a bomba para funcionar a primeira vez.

2º- Quando a bomba ficou parada muito tempo.

3º- Quando a bomba ou tubulações de pressão, ou de alimentação tenham sido desmontados.

4º- Quando acabou o óleo diesel.

Nestes quatro casos, com certeza haverá penetração de ar no sistema(salvo algumas exceções), em outros casos é possível que o ar penetre por alguma conexão mal vedada ou pelo tanque de combustível.

5º- Filtros em mal estado

Todos os filtros do sistema de combustível necessitam de cuidados periódicos. O Pré filtro é facilmente desmontado, soltando-se sua porca de fixação, sendo que o elemento filtrante deve ser lavado em óleo diesel. Quando for montado novamente, verificam-se todos os anéis de vedação, substituindo-os se estejam endurecidos ou gastos, os anéis em mal estado permitem a entrada de ar no sistema.
O filtro principal exige mais atenção, pois frequentemente o motor perde potencia, exclusivamente porque este filtro se encontra sujo, uma verificação simples de seu estado consiste basicamente em soltar  os parafusos de sangria e bombear o óleo com a bomba manual, o óleo deve sair em jatos fortes, caso contrario sera indicio de que o filtro esta sujo e devera ser trocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário