sábado, 18 de abril de 2015

Sistema de Suspensão

Imagine que você esta dirigindo um veiculo a 35 km/h, sem um sistema de suspensão , seria impossível a menor ondulação faria um solavanco, muito perigoso. A suspensão foi desenvolvida a fim de diminuir estas trepidações que provêm do solo, proporcionando o veiculo estabilidade e conforto.Quando o veiculo está rodando, mesmo numa estrada lisa e com o asfalto impecável, a carroceria e seus ocupantes podem estar sujeitos a três tipos de movimentos de oscilação: vertical, longitudinal e o transversal.
1)O movimento de oscilação vertical ocorre quando o veiculo esta viajando a certa velocidade e uma ou mais rodas encontram um obstaculo (buraco, pedra, ou qualquer outro objeto), perdendo o contato com a superfície da estrada por uma fração de segundos.
2)O movimento de oscilação longitudinal ocorre quando o veiculo encontra um grande obstaculo na pista, nesse caso, quando o eixo dianteiro sobe , o eixo traseiro desce ou vice-versa.
3)O movimento de oscilação transversal  ocorre quando o veiculo tende a sair da trajetória, ou seja , para fora da pista.
O sistema de suspensão tem a função de contrabalancear essas três formas de movimento, o que proporciona melhor equilibro do veículo. Esse equilibrio consiste na grande estabilidade, normalmente ajustada por um conjunto de molas e amortecedores, embora existam muitas formas e meios de se fazer uma suspensão todas tem o mesmo principio dependem de uma mola e um amortecedor, os componentes que fazem parte de varios tipos de suspensão.
1º) Tensor longitudinal

2º )Mola

3º )Amortecedor

4º)Braço oscilante

5º)Barra estabilizadora

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